sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SIMPLEXIFICANDO



Conhecer e escrutinar as compras por ajuste directo de toda e qualquer entidade pública passou a estar, desde terça-feira, ao alcance de todos os cidadãos. Este passo de gigante na transparência da administração pública não resulta directamente de uma medida do Estado, mas da iniciativa da Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL).

Neste aspecto parece que interessa um simplex-complex, pois a concessão sem concurso deste tipo de serviços é um maná para os amigalhaços, mas para quem está no mercado de forma cocorrêncial é perverso.

Há muito software livre que o estado podia usar, mas as clientelas constituem-se em poderosos lobis. Em Itália o populista Berlusconi colocou toda a administração a funcionar com linux, diga-se com sucesso. Por cá, a troco de um prato de lentilhas, o governo vendeu-se à JP Sá Couto e ao Bill gaitas, quando havia computadores mais baratos e software livre.
Sublinho, o http://transparencia-pt.org/ é um sitio privado, criado pela ANSOL para os cidadãos verificarem as negociatas do estado, é bem vindo_muito obrigado. (neste momento bloqueou com tanto acesso, vai ser um must). Aqui neste sitio terá um link.
Se estiver bloqueado, experimente aqui, dá uma ideia.

Sem comentários: