terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O ENGENHEIRO DÁ-ME FAMA DE CALOTEIRO

Diz o público que a agência de notação de risco da Standard & Poor’s ameaça reduzir "rating" português.

Os estados são como o Zé quando vai ao banco pedir um crédito, se o zé é bom pagador e tem bens-o juro é baixo, se o Zé é caloteiro e cola a barriga às costas paga um spred elevado.
Com os países é o mesmo (estado, bancos e empresas) que se financiam internacionalmente. Acontece que o senhor sousa anda a endividar o país para salvar os bancos e empresas, bem pode ele clamar que é pelo emprego.
O S&P é que não vai em cantigas e sub-entendidamente considera que este governo gasta mal, não investe verdadeiramente no aparelho produtivo, que pode reproduzir riqueza, logo melhor cumprimento da dívida.
Acontece que estamos todos no mesmo barco, e por causa de sousa&texeira Lda, vamos todos pagar o crédito mais caro.
Portanto quando o Sr. Primeiro Ministro diz que os juros vão baixar, é só meia verdade, porque com as borradas da governação está-nos a agravar o prémio de risco no crédito.

_Senhor engenheiro, apesar de Vexa, na boa linha de salazar, tentar reproduzir um bando de analfabetos, a sociedade portuguesa é hoje bem mais instruida e crítica que há 50 anos, por isso, pode parar de nos atirar terra para os olhos; quanto a sondagens cada qual fabrica a sua, se lhe aprover, pode aqui verificar os resultados da nossa.

Sem comentários: