quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

APESAR DO FRIO VOLTOU A TANGA

O governadeiro do banco portuga, lá veio ler um textozinho, que os aprendizes de feiticeiro lhe escreveram. Espantosamente, nunca antes ouvido a ninguém, lá sussurraram que nos dois últimos trimestres a economia portuguesa se contraiu, sendo a média anual de o,3% de crescimento do PIB, portanto recessão técnica.
Para 2009=0,8%, mas lá foram dizendo que eram projecções do Consultorio Karamba, Zandinga, Alexandrino & Associados. Os indicadores económicos para o futuro, são todos maus menos a inflação, aliás a ameaça é de deflacção. Prevê-se um volte-face em 2010, alguns dizem só lá para 2011. De resto o bla bla bla do costume para encher.
O que me espanta é andarem por ai ranchos de economistas numa gritaria, que não previram um charuto, que não conseguiram ver um gigante à frente do nariz, que falam depois de avaliação do alto da burra. Em 2007 com o sub-prime diziam que a economia mundial seria sustentada pelas economias emergentes, louvaram a globalização e a mudança de paradigma. Apregoam agora que afinal Keynes está vivo, e afinal sempre é preciso a América curar a constipações para a Europa se livrar da gripe, e só depois nós iremos curar a pneumonia. Afinal, voltámos a vestir a mesma tanga de Barroso, acho que nem foi lavada, e, nas receitas para a resolução do essencial nada mudou.

Sem comentários: