sábado, 28 de fevereiro de 2009

LONGA VIDA CAMARADA SÓCRATES


Por estes dias Jerónimo de Sousa anda cheio de azia. Sócrates roubou-lhe o exclusivo das festas de exaltação do chefe, da cassete e da ficção. A única dificuldade da agencia organizadora da propaganda(aquela que abarbata 500000 euros por cada corte de fita em auto-estrada-não-feita) foi o facto das sardinhas ainda estarem magras.
Os boys e a jagunçada que
malha e xuxa no aparelho de estado, e no contribuinte, está esfusiante, esbugalhada perante um fim de semana de orgia. Com as matrafonas no doce lar, lubrificaram as espingardas, soltaram a canzoada e mergulharam num burguês fim de semana de politiquices, vaidades e jogos de casino. Embuidos naquela missa, com poder recauchutante das almas, numa espécie de transe, absorvem uma abstracção dourada do pais real. O doutor Almeida Santos, convidado para dar um ar de respeito e manter os mais esgaseados na ordem, já disse_ mais baixinho que Portugal sofre, está de luto.
Sócrates fez como Portas no seu 1º reinado de PP: depois de uma fase de prepotência gorada, mascara a falta de credibilidade e peso politico chamando os barões, sendo certo que alguns poderão não aparecer e outros afastar-se-ão. Sendo o PS um partido moldado à autocracia de Sócrates e já em decomposição. Com a queda do coronel entrará num processo de autofagia como aconteceu no PSD(PartidoSacoDegatos).
Portanto a festança é só mais um daqueles suspiros antes da morte. Uma espécie de chicotada psicológica sem troca de treinador, condenada…
De conteúdo está esvaziado. Sócrates promete uma mão cheia de nada. Repete à exaustão o investimento/gastar do dinheiro dos contribuites em elefantes brancos que encherão os bolsos dos consórcios bancos-construtoras-engenharias, num exercício que colocará o défice nos 5% e agravará o custo do dinheiro para os Portugueses. Fernando Ulrich disse esta semana que não basta andar a propagandear que se esbanja dinheiro. Nas PMEs que criam emprego (a politica desejada por MFLeite) o falhanço de Pinho é flagrante, os programas são mal pensados e a economia real que cria 80% do emprego não mexe.
Na parte estrural a única coisa que melhorou foi a cobrança de impostos, mesmo assim continua a não haver coragem para algo simples: cruzar bens com rendimentos e pedir explicações. A justiça está de rastos porque interessa e a educação não se resolveu por uma teimosia do 1º ministro. A saúde anda remendada porque gera convulções sociais, mas os problemas estão lá: o lobby dos medicamentos, o lobby das vagas nos cursos medicina, os blocos operatórios que passam os dias às moscas, a medicina de proximidade e preventiva que não se faz, ou porque não há médicos ou porque isso não dá mais dinheiro aos médicos.
O reinado de Sócrates resume-se numa 1ª fase retirar dos bolsos da classe média para o esbanjamento dos boys e numa 2ª fase engordar as construtoras e bancos.
Longa vida camarada Sócrates, alegremente de orelhas baixas escorregando para o abismo…
PScri- 13,30h, António Costa inflamado, cospe no Bloco que o viabilizou na Câmara Lisboa, dramatizando as muletas para justificar o pedido de uma maioria absoluta. Os governos em Portugal são maus e imõem-se autoritariamente, não pela qualidade da governação e conquista dos eleitores. Dai que só haverá democracia com governos minoritários ou de coligação que consigam que consigam soluções equilibradas e participadas no parlamento. As maiorias já provaram o desastre que são. Nos países mais desenvolvidos não há cá esta estória. Governam-se com a ignorância do povo.
Vital Moreira- Há uns tempos desconfiado escrevi aqui. Agora é oficial. É cabeça de lista pelo PS às Europeias. Merece, tem transpirado que se farta a malhar na oposição, chegando ao estado frenético em blogs e jornais. A patroa já la tem o taxinho de secretária do estado no simplex, agora vai o senhor para bruxelas, que a vida por cá está dura e 15000 euros por mês sempre dão geito. Vejo com alguma apreensão um Juiz na política.

Sem comentários: