quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Façam favor de tirar o dedinho do traseiro do zé

-Num comunicado, a CGD defende que comprou quase dez por cento da Cimpor a Manuel Fino (a 4,75 euros por acção) por menos 14 por cento do preço-alvo apontado por “analistas dos principais bancos de investimento” e que era de 5,5 euros por acção.
Vamos a ver se nos entendemos. O Dr. F.Oliveira vem aqui invocar que comprou bem a 4,75E porque os Price Targets (PTs)dados por idóneas casas financeiras eram de 5,5E, ainda por cima em mercado Bear, portanto o mais provável era cair o preço como aconteceu.
Como se observa no gráfico o preço médio da cimpor nos últimos meses anda nos 3,50E e em Fevereiro cai para 3E. Portanto a CGD comprou as acções pelo menos 25% acima do preço do mercado. Se fosse comprar à bolsa poupava 25%, -62000000 euros, davam para um Hospital xpto. O resto é treta. O que podemos chamar a isto? compadrio, amiguismo, algo mais?
-Se o argumento por mais 25% fôr um prémio pelo controlo da Cimpor, é falacioso, porque a CGD com 10% não vai controlar a Cimpor.
-Desmontando os PTs. Toda a gente que anda, ou andou nos mercados sabe, que os PT são a paródia nacional, qualquer agiota de porta aberta, dá PTs para cima se tiver muitas acções em caixa ou as quiser vender, ou para baixo se as quiser comprar. Isto são argumentos para a populaça, mas cuidem-se que povo pode não ser tão estúpido como parece.
A CGD continua a brincar com o nosso dinheiro depois de ter perdido 450 milhões de euros no exercício de 2008, devido a imparidades e aos impactos de empréstimos como os realizados a Manuel Fino. Espero que o Sr.Presidente esteja a exercer a sua magistratura de influência...

1 comentário:

Anónimo disse...

O culpado disso é o Picoto !

http://xadrezices.blogspot.com/2009/02/o-ultimo-resistente.html