segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

YES CAPITAL, NO EDUCATION

O nosso 1º gosta de se armar ao pingarelho lá fora, com aquele belo inglês técnico, um castelhano martelado, um bocadinho pior que o francês de Soares. E, encaixotado num fatinho armani, até disfarça, o pior é quando abre a boca.

Já que gosta tanto de palcos internacionais, devia ouvir mais o que diz por exemplo Krugman e Merkel com os estudos dos institutos alemães: educação, educação e mais educação, investimento na educação e inovação a toda a força.

Ao invés o que faz o Governo:

- Corta o investimento em todas os níveis da educação. Será que o homem não sabe que as economias sem educação não inovam e morrem, porque os ciclos do produto atingem a maturidade rápidamente,

- Nacionaliza os prejuizos dos ricos e vende ao desbarato os sectores lucrativos do estado

- Arranjou a estória dos PINS para apressar os projectos megalomanos dos monopolios e grandes grupos económicos, à custa do património público, casos das paisagens protegidas alentejanas e algarvias; enquanto as suas ajudas às PMEs são mais divida "em vez de os ensinar a pescar"

- Constroi auto-estradas onde ninguém passa à custa de divida pública para engordar as construtoras (algumas estrangeiras) e coloca portagens noutras, como no litoral N, onde não há alternativas, matando o comércio com a Galiza

- Distribui obra aos amigalhaços sem concursos públicos talvez à espera que no futuro se arranje qualquer coisinha...

Agora invertir na educação é uma alergia. Sempre aprendi com a História que, os regimes fascistas não gastavam na educação da populaça, só com os capitalistas e industriais. Estou equivocado? Que caminho está a ser seguido?

Fiquei pasmado um dia destes, quando o nosso primeiro disse, que englobado no plano de investimentos para combater a crise, ia investir na escola. Afinal vai fazer obras em escolas a cair de podres para criar emprego na construção civil. Que visão, que principios, fantástico!

É por isso que está na forja uma Plataforma de Esquerda, com PSD num saco de gatos sem doutrina.

MOBILIZEMO-NOS O FUTURO ESTÁ NA MÃO DE CADA UM DE NÓS

1 comentário:

joshua disse...

Grande Zé, quantas verdades em trÊs tempos. Aquilo não tem vergonha. Há uma ditadura ainda por cima medíocre nas prioridades chamada Socratura: um nojo, uma mentira, um logro, um cortejo de falsidades, de manipulações, de amiguismos, de decadência.

É preciso unir esforços para refrescar Portugal de um sorridente idiota armado em armani com calcantes prada, o grande sem vergonheiro.

Abraço
joshua