segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

DESABAFOS DE UMA PROFESSORA

"A Nossa Escola...Sou professora há 13 anos, sou mestre, trabalhos publicados, congressista, formadora de professores, um louvor e um doutoramento interrompido por descrença na carreira.
Nunca ocupei nenhum cargo na escola,a não ser Directora de Turma, daí não conseguir ser professora titular e ficar em último lugar na lista de classificação, ficando emprimeiro lugar o prof. de Moral que foi sempre Delegado de Grupo e que me... vai avaliar.
Na escola temos dezenas de portáteis, não temos papel, tinteiros...podemos tirar 2 testes sumativos por período e um de diagnóstico. O resto tem que ser pago, assim como os tinteiros e folhas ( quando acabam, devo dizer que são colocados na Biblioteca já no fim,temos que fazer Feira do Livro para podermos comprar essas e outras coisas).
Ontem, dou aulas perto do Marão, o aquecimento só foi ligado à tarde, das 13h30m às 16h, os alunos já não conseguiam tirar as luvas, no entanto na secretaria parecia Verão...
A auxiliar de educação que acompanhava as alunas com necessidades ed. especiais foi dispensada na semana passada por motivos financeiros. Como essas crianças têm muito fome e não têm quem as controle, chegam a ir ao lixo procurar os restos de comida dos outros...
Os nossos tectos estão a cair, chove dentro de algumas salas de aula, o banho é de água fria...enfim... esta é a nossa Escola Pública que eu pretendo abandonar caso o currículo que enviei para Inglaterra seja aceite...tenho muita pena do abandono a que fomos sujeitos por todos os nossos Governantes nestes quase 35 anos de Democracia.
Carros riscados e agressões fazem parte do-a-dia nas escolas da região. Sinto-me desiludida, triste e farta de ser professora.
Fiz greve hoje pela 1ª vez porque, cada vez que a Senhora Ministra fala, sinto-me mais humilhada e descontextualizada dado que como a Senhora disse "Não quero professores bem formados mas professores eficientes" ( sinónimo, segundo a Senhora, de boas notas aos alunos). Daí os nossos resultados no Projecto PISA."

Mariana Silva

Sem comentários: