segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

RESCALDOS E ECOS DO FORUM DAS ESQUERDAS

Em primeiro lugar acho que é de louvar que, o tal jargão dos velhos partidos, de abrir as portas à sociedade, aparecer aqui espontaneamente, cidadãos e gente de partidos a discutir o verdadeiro desenvolvimento do país.

Reuniu-se um conjunto de pessoas livres e partidos, discutindo ideais, é legítimo e mostra a vitalidade social perante a fraqueza dos maiores partidos envoltos em boys, futebóis, empreitadas e financiamentos partidários ilegais.

Apareceu por ai uma pergunta venenosa, se estaria na forja um novo partido. Gente experiente, não cairia nesse erro. Mas uma Plataforma De Esquerda, já é outra estória. Pessoas como Roseta, Alegre, o regressado Sá Fernandes (apareceu no fórum depois de se colar ao PS; consciencializou-se da sua génese e matriz? Poderá servir de exemplo), e partidos que se queiram associar, podem dar um valente rombo no PS e fazer até abanar uma maioria relativa.

O futuro de Alegre é-me difícil discutir. Não há dúvida que faz falta emprestar a vontade a este movimento, mas na sua categoria de velho Senador, deveria chutar o Cavaco de Belém, desta vez terá mais votos. Os portugueses não querem uma rainha de Inglaterra em Belém. Os portugueses não querem a mesma cor em São Bento e Belém. É que, neste caso, as diferenças estão nas pessoas e não nas cores. Pergunta-se de novo qual a diferença entre PS e PSD?

Sócrates está muito nervoso, se a conjuntura social e económica lhe é muito desfavorável, com uma Plataforma de Esquerda, vão-se de vez as legislativas. Já estou a ver o CDS a pôr-se de cócoras ao PS. Se cheirar a taxo o Paulinho das feiras não vai resitir.
Já aqui escrevi aqui sobre a posição do Dr Soares neste processo. Mas apetece-me dizer: _ Manuel Alegre escolheu a Esquerda, Soares escolheu Sócrates.

Sem comentários: