sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pois!!!



É a sedução do Poder.
Já o outro dizia que os melhores afrodisíacos são o poder e o dinheiro. Pelos vistos...
Ou será que as donzelas são mais fiáveis??
O Kadhafi lá sabe!!!

"Mudar por mudar, pode ser fatal na educação"

"O Arcebispo Primaz defendeu ontem, no Colégio S. Caetano, em Braga, que a criatividade, por vezes, torna-se sinónimo de improvisação e superficialidade, o que pode ser um risco, sobretudo, no sector da Educação. «Este criar por criar, ou dito de outra maneira, mudar por mudar, pode, efectivamente ser fatal nesta problemática da Educação», disse D. Jorge Ortiga." in Diario do Minho
Sábias estas palavras de D. Jorge Urtiga. No entanto, esta ninguém ma tira, de que o Sousa e a bruxa, indrominaram tudo isto para despedir gente e cortar salários. Economicismo acima de tudo. Isto nunca teve a ver com educação, porque aliás, quem nunca a teve, também não a pode dar.
Outro mistério, este da sinistra bruxa, é o ódio que sempre carregou contra a classe. Talvez o arrebenta dado às psicologias da mexicanização da classe dirigente consiga desvendar isto, supostamente nalgum episódio de um ballet rose casapiano!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O mundo em convulsão

Sugeri aqui que a moção de censura do BE poderia ser interpretada como uma qualquer jogada estratégica subterrânea com o PS.
Estou cada vez mais convencido de que assim é. O Pinto de Sousa pareceu ganhar um novo fôlego. As suas reacções não passam de poeira que quer lançar aos olhos do zé povinho, como sempre fez e continua a fazer.
Até quando?

Entretanto, no mundo assiste-se a uma enorme convulsão.
Gostaria que fosse a revolta dos povos contra a opressão e a exploração. Mas não tenho a certeza.
De uma coisa estou certo: o mundo não poderá ser mais como até aqui. Há que refundar a organização social, política e económica dos povos.

A Hora não pode estar longe

Há que romper com o comodismo e dizer BASTA!
Alto e bom som.
Quero manifestar total apoio a quem tem estas iniciativas.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O espelho

Recessão: Primeiro-ministro responde a Soares dos Santos que “não basta ser rico para ser bem educado”


Os caros leitores já ouviram falar de transferência e de projecção?
Ou, para os mais pragmáticos, trata-se simplesmente de frustração e de maus fígados.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os «pedabobos»

Magnífico e certeiro texto de Santana Castilho.
Vale a pena ler.

VOLTAR À RUA




· Pela revogação das medidas que põem em causa respostas educativas de qualidade
· Pela reposição de respostas curriculares ajustadas
· Pela revisão das medidas que desvalorizam o trabalho dos Professores e Educadores
· Pela suspensão e revisão da avaliação deste modelo de avaliação do desempenho
· Pelo fim da precariedade dos vínculos laborais, contra o desemprego
· Pela realização de concursos para ingresso nos quadros e mobilidade
· Pelo direito à negociação com os parceiros educativos cujos pareceres, posições e recomendações são simplesmente ignoradas.

Os professores, educadores e investigadores, assumindo as suas responsabilidades no sistema e nas escolas e tendo em conta as consequências imediatas das medidas em curso no exercício da sua profissão e no próprio emprego – recordando-se que entre 30.000 e 40.000 horários de trabalho serão eliminados nas escolas até Setembro próximo – no dia 12 de Março voltarão a um dos espaços mais simbólicos do seu protesto e da sua luta: o Campo Pequeno.

A não ser reposto pagamento devido do serviço extraordinário, a convocação de greve às horas extraordinárias a partir de 1 de Março, com períodos mensais de renovação de Pré-Aviso e até ao final do ano lectivo.

Com a comunidade educativa (pessoal docente e não docente, psicólogos, inspectores de educação, pais e encarregados de educação, associações de estudantes) realizar uma grande Marcha Nacional pela Qualidade da Educação e em defesa da Escola Pública, para 2 de Abril, em Lisboa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A luta dos professores II

movimentações ainda bastante envergonhadas.
O portugueses em geral, e os professores em particular, criticam nos cafés, nas salas de professores, nos blogues... E ainda bem!
Mas à hora da verdade, quando é necessário enfrentar o touro, prefere-se a cernelha.
Enfrentar é pegar de frente.

Somos comodistas ou, se soar melhor de um modo mais eufemístico, acomodados e só reagimos quando o chicote nos rasga a pele, a cada um.
Quando ainda vem no ar ou o vemos noutra direcção, encolhemo-nos, assobiamos para o lado e seja o que Deus quiser - talvez surja um qualquer messias- «o rastilho apropriado«, como já li em alguns comentários- que nos entregue, de mão beijada, a redenção numa bandeja de diamante.

Barcelos Tomada de Posição

Exmo Senhor Director da Escola Secundária de Barcelos

Tomada de Posição

Os docentes, abaixo assinados, da Escola Secundária de Barcelos, vêm, através deste documento, fazer uma declaração nos seguintes termos:

1. É sabido que o Código de Procedimento Administrativo prevê no Artigo 44º os Casos de Impedimento em que “ Nenhum titular de órgão ou agente da Administração Pública pode intervir em procedimento administrativo ou em acto ou contrato de direito público ou privado da Administração Pública(…)”,

designadamente o caso previsto na alínea,

c) Quando, por si ou como representante de outra pessoa, tenha interesse em questão semelhante à que deva ser decidida (…)

2. É do conhecimento destes docentes que os professores em processo de observação de aulas, independentemente do seu desempenho, estão sujeitos a quotas, como é referido noDespacho conjunto dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Educação, nº 20131/2008, no caso, 5% para o nível “excelente” e 20% para o nível “muito bom”;

3. Tanto quanto se saiba não há legislação que atribua, de um modo diferenciado, quotas para cada uma das categorias de professor, designadamente “Professor do Quadro” e “Professor Contratado”, do mesmo modo, não há quotas diferenciadas para Relatores, Coordenadores e restantes docentes em processo de avaliação;

4. Considerando que há docentes avaliadores (coordenadores e relatores) que legitimamente pediram aulas assistidas à semelhança dos seus próprios avaliados;

5. Considerando que competem todos, avaliadores e avaliados, pelas mesmas quotas atribuídas à escola em função da avaliação externa;

6. Os próprios elementos da CCAD, que, em última instância, têm a responsabilidade de“Proceder à atribuição fundamentada da classificação final a cada avaliado, sob proposta do relator”, poderão estar em situação de impedimento se tiverem um interesse particular na decisão, típico caso juiz em causa própria, caso tenham pedido aulas assistidas, tal como previsto na alínea a) do referido artigo do CPA, há impedimento,

a) Quando nele tenha interesse, por si, como representante ou como gestor de negócios de outra pessoa;

7. Mesmo admitindo o pedido de escusa de algum elemento da CCAD, se em avaliação estiver o seu próprio caso, como prevê a alínea a), não se vê como poderia evitar o impedimento previsto na já referida alínea c), o que implicaria o dilema entre dois impedimentos: estar legalmente impedido de emitir juízo sobre os processos em avaliação por não estar garantida a imparcialidade ou, em alternativa, estar moralmente impedido de requerer aulas observadas, o que conflitua com o direito, de qualquer docente, à avaliação do seu desempenho. Duas opções, mas ambas insustentáveis.

Por esta razões,

Declaramos não estarem reunidas as condições para continuar o processo de avaliação docente enquanto não forem publicados todos os articulados que permitam aos avaliadores e avaliados terem a informação total sobre o referido processo, tal como previsto no artigo 11º, nº 3, do Decreto Decreto Regulamentar n.º 2/2010 de 23 de Junho — É garantido ao docente o conhecimento de todos os elementos que compõem o procedimento de avaliação do desempenho.
Mais, por uma questão de honestidade moral e profissional, declaramos não dar seguimento a este processo de avaliação, incluindo a observação de aulas, enquanto não for esclarecida esta matéria.

Os docentes abaixo assinados, informam ainda V. Ex.ª que darão conhecimento do presente documento às seguintes entidades:
- Gabinete da Exma. Sr.ª Ministra da Educação

- Comissão Nacional de Avaliação

- Conselho Científico para a Avaliação de Professores

- Exmo. Sr. Director da Direcção Regional do Norte
- Gabinete de Avaliação Docente da DREN
- Conselho Pedagógico da Escola


Posição tomada em reunião de professores em 2 de Fevereiro de 2011

A luta dos professores

Têm-se ouvido comentários e notícias ainda não confirmadas acerca das conclusões de uma reunião dos gestores das escolas públicas no edifício da alfândega do Porto.
Importa acima de tudo não se gerarem guerras entre os professores e os directores das escolas. Embora haja muitos subservientes e mais papistas do que o papa, o verdadeiro adversário não são os directores mas o ministério e o governo do senhor Ponto de Sousa. Todas as forças devem ser concentradas nesta luta.
Há que resistir a todos quantos querem dividir.

Mais escandaleiras

Juíza diz que contrato com Figo serviu para pagar apoio a Sócrates.


Este senhor Pinto de Sousa está metido em tudo quanto é escândalo.
Não haverá maneira de o mandar bugiar?
Os políticos agarrados às benesses do poder não quererão. E o povo? Não temos cá nenhuma praça Tahrir?


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A culpa deve ser do eleitor


«A falta de notificação, por iniciativa da DGAI, de que os eleitors teriam um novo número e local para votar somada ao esforço de carga do sistema informático foram a causa dos problemas no dia das eleições, conclui o inquérito da Universidade do Minho».

Isto é de rir.
Um inquérito realizado por altos cérebros universitários para concluir o que era óbvio?
A informática tem as costas largas e deve ser já uma entidade com vontade própria.
Como diria o amigo brasileiro, «que mais irá nos acontecer»...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

louca

Louçã desafia partidos

a pronunciarem-se sobre

moção de censura ao Governo.


Depois de tantas hesitações do BE e de tantas críticas de Louçã ao PCP, pela hipótese de poder vir a apoiar ou mesmo apresentar uma moção de censura, é estranha esta iniciativa.
Será que anda subterrânea uma qualquer jogada estratégica com o PS?
Já nada me admira nestas politiquices.
Mas desde que o sr Pinto de Sousa seja posto na rua, eu fico satisfeito. É mais forte do que eu: já não aguento as suas baboseiras.




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ELES COMEM TUDO



Administrador do Taguspark denunciou a Isaltino Morais contrato de 460 mil euros com o escritório de advogados PLMJ, de José Miguel Júdice.

A Câmara Municipal de Oeiras, entidade publica, é a principal accionista do Taguspark.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Terra de poetas

Com a devida vénia, aqui vão dois poemas decalcados em Camões e Fernando Pessoa



Prevêem-se tempos de muita criatividade, pois esta aumenta na
proporção directa do nosso descontentamento! Pena que certas estirpes
humanas não se sintam atingidas e não se reconheçam ao lerem esta poesia.
E não é que os versos são quase todos decassílabos !? Muito bom...
I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo aquilo que lhes dá na gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a lisura humana,
Olvidam tudo quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!
II
E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam p'ra si as coisas valiosas.
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!
III
Falem da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa deram;
Calem-se aqueles que por engano.
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Co' a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta.
IV
E vós, ninfas do Coura onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo que eu possa, ao vosso lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que possuem no seu gene
A besta horrível do poder perene!

------------------------------------------

E + outro: Um poema da "mente", só/mente!
POEMA da 'MENTE'...

Há um Ministro que mente...
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de modo tão pungente
Que a gente acha que ele mente, sincera/mente.
Mas mente, sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente.
E mente tão habitual/mente, tão hábil/mente,
Que acha que, história afora, enquanto mente,
Nos vai enganar eterna/mente.

Nota: Não sei quem é o autor... com tal mente

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E esta, heim?!

A Dra. Benavente nunca foi ministra da educação, mas foi secretária de estado e era quem comandava, na era Guterres, as questões da avaliação. Foi com ela que se aprofundou o «eduquês», para usar a expressão do Nuno Crato.
De algum modo, começou aí a desautorização do professor.
Fica-lhe bem a crítica que tece ao governo do sr. Pinto de Sousa.
Falta saber, como questiona Guinote, se Ana Benavente teria a mesma reacção caso «os lugares e os privilégios» a tivessem também contemplado.
Seja como for, as críticas são sempre bem-vindas e, nestas circunstâncias, estou com a antiga secretária de estado. Gostei dessa de comparar o P(into) de S(ousa) a Lenine.
E esta?!!

PROTESTO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDIFELOS

DECLARAÇÃO DE PROTESTO


Ex.mo Senhor
Director do Agrupamento de Escolas de
Gondifelos

Os professores do Departamento do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas de Gondifelos vêm expressar a sua preocupação e manifestar o seu veemente protesto pelo modo como o processo de avaliação tem vindo a ser conduzido pelo Ministério da Educação.
A nossa objecção consiste no facto de o ME ter, obstinadamente, insistido em manter um modelo de avaliação que se considera negativo, por ser pedagogicamente inadequado, não contribuir para a melhoria do desempenho docente, submeter a distinção de mérito a mecanismos administrativos de selecção – quotas – e ser potenciador de situações de conflito dentro da própria escola. Assim, salientamos os seguintes aspectos:
- O clima de competição desenfreado criado por este modelo liquida quaisquer valores de partilha de conhecimentos ou de trabalho colaborativo entre pares que possa ainda subsistir. Além disso, provoca, nas escolas, a introdução de focos de perturbação e instabilidade, bem como o crescimento da conflitualidade.
- É ainda de salientar que a maioria dos coordenadores/relatores, não possui formação adequada no âmbito da avaliação docente. Pensamos, aliás, que essa formação, como não foi prevista pelo Ministério da Educação, dificilmente poderá vir a ser implementada de forma adequada e atempada.
- As perspectivas de progressão na carreira de cada docente dependem, não apenas da sua própria classificação, como também da dos outros professores da mesma escola. Ora é sabido que avaliados e avaliadores, desde que prestem serviço na mesma instituição, são muitas vezes concorrentes aos mesmos escalões da carreira, havendo aqui nitidamente um conflito de interesses. E mesmo quando pertencem a escalões diferentes, é óbvio que o avaliador tem interesse directo nas classificações atribuídas ao seu avaliado, isto é, se aquele estiver posicionado num escalão superior, só terá a perder com a subida de escalão deste, uma vez que se torna seu concorrente numa futura transição de carreira.
- A manutenção do carácter rigorosamente confidencial das classificações finais de cada professor revela a convicção por parte da tutela de que os efeitos que poderão advir do seu conhecimento, por parte da comunidade educativa dos docentes, serão arrasadores.
- A situação descrita anteriormente é ainda mais gravosa pelo facto de não haver uniformidade a nível do território português uma vez que, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, não foi adoptado tão perverso sistema.
- Enfim, a forma descoordenada, confusa e desigual como tem vindo a decorrer o processo de avaliação prejudicou e vai continuar a prejudicar muitos docentes. É verdade que os efeitos do Regular e do Não Satisfaz, por força da lei, não se farão sentir. Todavia, os relatores ao atribuírem Excelente e Muito Bom terão de estar conscientes de que estas classificações reflectir-se-ão na graduação profissional dos docentes contratados que, no próximo ano, procurarão emprego, sendo essa a situação mais preocupante. No entanto, haverá também efeitos que se farão sentir para os docentes dos quadros, na medida em que há prejuízos que poderão ser irreversíveis, o que não é, de modo algum, aceitável.
-Há ainda a relevar o desrespeito pela própria lei quanto ao direito de o avaliado exigir um avaliador do seu grupo de docência, uma vez que existem situações em que o coordenador/relator pertence a um grupo disciplinar diferente do avaliado.
- As escolas são também, elas próprias, vítimas de um processo que se viram obrigadas a implementar, sabendo, à partida, que um sistema injusto cria focos de instabilidade.
- Está nas mãos dos professores pugnar por uma alteração profunda deste modelo de avaliação pelo que, neste momento, a entrega deste documento é fundamental, pois deixará claro que a nomeação dos relatores, embora sendo um ato obrigatório previsto na lei, não colhe, de modo algum, a sua concordância, por considerarem que não podem ser meras peças de um puzzle que obviamente não querem jogar.
Assim, os docentes abaixo assinados, solicitam a V. Ex.ª que se digne dar conhecimento do presente documento às seguintes entidades:
- Gabinete da Exma. Sr.ª Ministra da Educação
- Comissão Nacional de Avaliação
- Conselho Científico para a Avaliação de Professores
. Exmo. Sr. Director da Direcção Regional do Norte
. Gabinete de Avaliação Docente da DREN
. Conselho Pedagógico do Agrupamento.

Gondifelos, 1 de Fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

As promessas de Pinto de Sousa

«Não haverá despedimentos na função pública» - garante o ainda PM.
É de ficar bem desconfiado!
Sempre que o senhor Pinto de Sousa faz qualquer promessa é certo e sabido que acontecerá precisamente o contrário.
Foi assim com a situação do País - não havia crise, pequenos problemas estavam ultrapassados, Portugal era dos países que já tinha ultrapassado a crise. Não há dúvida, está-se mesmo a ver!!
Foi assim com os impostos - a oposição andava a meter veneno: garantidamente não haveria aumento de impostos. Pois não.!!!
Agora são os despedimentos - que estão já a ser preparados.
Faço votos que o povo português tenha alguma memória.
Só assim o PM lhe deixará de fazer promessas que, de seguida, descaradamente não cumprirá.

A música do momento: "Parva que sou"

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vamos-lhe dar uma ajudinha!

Há de novo um cheiro no ar, ajudam os ares do médio oriente. A revolta está latente, mas rapidamente passará para a rua.
Motivos não faltam. Desde as socratinisses do 1º mandato até à crise actual, já apanhamos com tudo.
Entretanto mandaram a deslembida, porque enquanto o pau vai e vem folgam as costas, no entanto, não há mais pachorra.
Entretanto a deslembida, arranjou uma estratégia à Pinto da Costa, um inimigo que levantaria a cólera do povoleu tuga, sociologicamente de esquerda, ganhando assim um novo fôlego na fuga para a frente.
Mas agora é necessário muito tacto sobre a forma de como se vai para a rua. Porque isto não está para grandes reivindicações, portanto cuidadinho com uma certa postura sindical nas ruas e nas declarações que só nos têm queimado.
Sócrates prepara-se para dar a volta por cima, cumprindo o serviço da divida com chineses, libios e venezuelanos, cortando no estado social e gritantemente mais uma vez na educação. Novamente são os professores quem paga a crise, porque os médicos trabalham no privado, os enfermeiros migram, os juízes fazem chantagem e mantêm privilégios e outros liberais fogem aos fisco. Os outros encostam-se aos subsídios do estado a troco de votos. E por isso cá estamos nós a aguentar esta merda.
Sócrates está agarrado ao poder. Não chega só cumprir o défice com a formula salazarenta, é preciso lembrar que foi ele quem arrastou o país para o abismo. Haja memória. Por isso vamos todos para a rua lembrar por esse país fora, quem é que nos trouxe até aqui.
Se ele, o Sousa, muito ao jeito de Mubarak, Chavez , Kadafi e outros grandes estadistas não sai, vamos-lhe dar uma ajuda!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Exames Nacionais

Exames tardios
Normal? Simples coincidência? Intencionalidade?
Ver-se-á.