domingo, 29 de agosto de 2010

De regresso à fábrica


Estamos de volta à fábrica socratina, uma espécie de aviário onde os filhos do regime tomam a sopa social e aprendem a doutrina. Ora esta última, à moda do Santa Comba, será apenas na dose mínima, porque esta gente não precisa de pensar, para isso estão lá o Sousa, o virgulino e o malho.

A novidade este ano, são os ultra, mega e hiper agrupamentos. Mais uma medida economicista. Será? para o governo sim, para o estado não, pois as câmaras vão arcar com custos. Essencialmente serão os professores primários a levarem a talhada, pois muitas turmas serão fundidas. Mas o que o sousa e a sonsa gostam de apregoar são mesmo mais computadores, e muito elefante branco/centros escolares.

Na volta temos ainda um novo/velho estatuto do aluno, naquele ritmo socratino do faz -desfaz, tal como ferias judiciais e outras pérolas. Mas outras jóias da coroa estão ai pr´á confusão: um estatuto da carreira parido às prestações, que mais parece o processo casa pia - sugeria acções de formação sobre esse - porque realmente, como convém aquilo é tal salsada que ultrapassa o deus me livre. O mesmo se aplica à avaliação docente. Foi este o legado da milú, será que isto também está no livro?

Pois na entrada do ano com tal motivação e prenuncio, estou como a anchova, tanto se me dá que faça sol como chova.

2 comentários:

Safira disse...

Olha, eu igualmente. Estou cá com uma vontade de começar... que Deus me livre!
Para começar tenho um plano. Os meus alunos vão TODOS passar... porque a escala que vou utilizar será de 3 a 5. E esta hein?

Anónimo disse...

Para os profissionais a escala recomendada pela Dren é de 10 a 20 val lol