quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Avaliar... Avaliar...Até ao Juízo Final!

Hoje li um artigo no jornal Público que corrobora o que se passa no meu local de trabalho com a moda da "avaliação individual do desempenho" e dos "objectivos".
A avaliação, em vez de promover a colaboração e o trabalho de grupo e assim conseguir uma melhoria da qualidade, está a criar um ambiente de guerra latente, surda e suja que tudo destrói. Agora quando vemos algo errado não tentámos corrigir, ajudar ou colaborar na solução... Assobiámos para o lado e que se lixe! Afinal no fim a avaliação não consegue ser justa e obteremos até melhor resultado se não fizermos "ondas"!
Citando Christophe Dejours, "A avaliação individual é uma técnica extremamente poderosa que modificou totalmente o mundo do trabalho, porque pôs em concorrência os serviços, as empresas, as sucursais – e também os indivíduos. E se estiver associada quer a prémios ou promoções, quer a ameaças em relação à manutenção do emprego, isso gera o medo. E como as pessoas estão agora a competir entre elas, o êxito dos colegas constitui uma ameaça, altera profundamente as relações no trabalho: “O que quero é que os outros não consigam fazer bem o seu trabalho.” "

Texto no Público>>

E este "des"governo do Partido dito Socialista de José Sócrates continua a minar, a denegrir as pessoas que trabalham, a tentar que se sintam culpadas por trabalhar, a tentar convencê-las que só o rumo que traçaram para o país é o correcto, que são elas as culpadas da crise! Enquando governam sem rumo, ao sabor dos poderosos, e só se preocupam em impedir que isto se descubra!

Espero que esta tempestade se dissipe antes de destruir o que resta de bom na sociedade!

1 comentário:

Anónimo disse...

bom post xico