domingo, 13 de novembro de 2011

A 3ª guerra mundial

Ontem ouvi o Passos dizer que o BCE não deve funcionar como um verdadeiro banco central como a FED por exemplo, fornecendo toda a liquidez necessária aos bancos e intervindo sempre que necessário no mercado 2º para baixar os juros das obrigações soberanas, porque isto, diz ele, seria dar um prémio aos países incumpridores.

Confesso que fiquei estupefacto, pois isto é a posição Alemã e altamente penalizadora para Portugal. Até o Cavaco defende de uma vez por todas, que o BCE se assuma como um verdadeiro banco central. Só isto permite dar segurança a quem compra obrigações soberanas, permitindo aos paises em dificuldades terem planos ajustados à realidade, e não estarem sugeitos ao calendário dos agiotas.

Estamos em plena 3ª guerra mundial, com os mesmos atores. Os americanos, virão em nossa ajuda, ajudando a combater a Alemanha, pois já perceberam que o arrastar desta crise, é uma bomba muitas vezes maior que o Leman Brothers, e os bancos americanos estão cheios de divida publica europeia.

1 comentário:

João Carlos Costa disse...

O nosso Primeiro Coelho gosta de ser capacho...
Capacho da Merkel!