quinta-feira, 9 de abril de 2009

RESPONSABILIZAR OS PAIS PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS: ao que isto chegou

Cerca de quinze mil assinaturas a pedir alterações legislativas que responsabilizem os pais pela vida escolar dos filhos são hoje entregues na Assembleia da República por Luís Braga, o autor da petição: Pela responsabilização efectiva das famílias nos casos de absentismo, abandono e indisciplina escolar.
Em duas semanas, o presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Darque, em Viana do Castelo, obteve um apoio «que superou todas as expectativas».
«Para além da questão numérica, a visibilidade e a adesão pública obtida pelas ideias veiculadas na petição justifica que o Parlamento possa considerar as propostas apresentadas e debatê-las, abrindo caminho à mudança legislativa solicitada», explica a carta que acompanha a petição.
Para além do Presidente da Assembleia da República, também o presidente da Comissão de Educação e todos os grupos parlamentares vão receber o documento com o pedido para que seja debatido em plenário.
«A legislação tem de criar mecanismos administrativos e judiciais, desburocratizados, efectivos e atempados de responsabilização dos pais e encarregados de educação em casos de indisciplina escolar, absentismo e abandono, modificando a lei que consagra o Estatuto do aluno e outras leis conexas», escreveu Luís Braga na petição.
Na prática, o que a pedição defende é que os encarregados de educação sejam responsabilizados pela «educação ou não educação dos alunos», devolvendo aos pais a responsabilidade pela escolarização dos filhos.
Solicitando alterações legais, o texto da petição defende que os «mecanismos criados devem traduzir-se em medidas sancionatórias às famílias negligentes, como multas, retirada de prestações sociais e, no limite, efeitos sobre o exercício das responsabilidades parentais, como é próprio de uma situação que afecta direitos fundamentais de pessoas dependentes».
«Actualmente, a única coisa que um professor pode fazer se um aluno faltar sucessivamente, é fazer um teste de recuperação para avaliar as dificuldades da criança e isto não é nada», finalizou Luís Braga. Adaptado Daqui
Sou pai de crianças em idade escolar e conheço bem a escola, e os pais dos alunos. Infelizmente muitos pais da minha geração são uma desgraça. O ritmo de vida actual não pode explicar tudo. Os pais têm de se dar ao respeito perante os filhos e limitar-lhes a abundância material, que os torna mimados, obesos e estúpidos.
Há a tendência de projectar nos filhos tudo aquilo que não se é ou não se teve criando-se o bom selvagem. Tudo se agrava perante politicas eleitoralistas de curto prazo que nada resolvem e minam a autoridade dos professores e no futuro a autoridade do estado perante uma sociedade sem competencias profissionais e de cidadania.
O que se passa em Portugal é grave demais, infelismente só a mobilização dos cidadãos pode desalojar a corja do aparelho de estado e obrigar a legislar-se para os cidadãos. Se não estamos perdidos. O sentimento da rua é já como nunca visto. Ainda hoje quando fui a uma mercearia comentava-se:
- Já falta pouco para andar tudo aos tiros. Quando começarem lá em Lisboa, também lá vou ajustar umas contas...
- Agora mandam mensagens pro IRS? isso é pra quê? vão dar mais dinheiro à gente? esses fta...
- Parece que os gajos da PT, os patrões, ganharam o ano passado 7milhões de euros, mas despediram muita gente! lá aquele gajo, o chefe o ganadeiro, até duplicou o ordenado.
- Ponham-nos lá outra vez. Então não votaram neles, assim é que é bom. Pra começarem a levar porrada nos cornos e bico calado já não falta muito.
Cada vez mais é esta a crispação nacional que assola ao pais, não mais é possível esconder os VAMPIROS, ocultar a má governação para quem trabalha que é protectora dos patrões e donos do capital protegidos à sombras do estado, os tais a quem Henrique Neto, histórico socialista acusa de estarem a parasitar o estado, como recentemente a motaengil a fazer um terminal de contentores em Alcântara sem concurso publico. Perdeu-se a vergonha toda, é fartar vilanagem. No RU um membro do governo foi apanhado com documentos topsecret fora da pasta(que poderiam ser vistos), comprometeu uma operação contra BinLaden, já se demitiu. O QUE SE FAZ POR CÁ?
QUENTES E BOAS:

1 comentário:

Castigador da Parvoice disse...

Não li o seu blogue por completo, So li esta entrada, partilho a sua preocupação. Mas o mais grave é que ao tomar noção do que se está a passar, comecei a ler os comentários das noticias do público. São assustadores, mas dizem muito o pq dos politicos que temos a governar o país. As pessoas têm os valores completamente alterados, tenho pessoas a criticarem que os pais sejam responsabilizados. Chamam-me de estripador e ditador por defender que certos "alunos" so servem para gerar problemas e so vao a escola para receber o subsidio. Esses mesmos alunos impedem que outros aprendam realmente. Nao sei o que dizer, mas tenho vergonha do país a que pertenço.