sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como resolver a CRISE


Portugal está em crise há já quase nove anos! Os últimos governos, e o de José Sócrates em particular, pouco fizeram para mudar este panorama. Têm-se revelado, isso sim, “vampolíticos” que aproveitam para se banquetearem à custa de todos nós. Hoje é a vergonha da tentativa de no Banco de Portugal de se aumentarem 5%!
O desemprego cresce e a desculpa é que "A crise financeira está a chegar a Portugal." Tudo é culpa da crise internacional! Esquecem-se que optaram pelo mais fácil, pelo betão, pelas grandes obras, para se poderem gabar que fizeram esta e aquela auto-estrada. Não interessa que quase não tenham trânsito! Só demagogicamente dizem que investem nas pessoas, nas “Novas Oportunidades”. A ideia é óptima, mas no terreno está a ser desvirtuada. Só interessa quantificar, a quantidade, e sacrifica-se a qualidade! Durante os últimos anos só privilegiaram os serviços, Portugal seria um país de serviços, esquecendo a nossa localização periférica e que um país para ter futuro tem de produzir e exportar!
Penso que o caminho para a resolução desta crise é mais “Solidariedade e Responsabilidade” como advoga Edgar Morin. Temos que nos centrar mais nas pessoas, viver menos para os objectos, ser menos egocêntricos e pensar o nosso Planeta como uma comunidade, voltar a respeitar a Natureza. Só assim venceremos os desafios que se aproximam vertiginosamente como o aquecimento global, a perda da biodiversidade, a exaustão dos recursos… Cada um pode começar a trilhar este caminho seja nas suas opções como consumidor, seja na sua participação cívica e na exigência de maior responsabilidade e transparência aos nossos políticos. Não podemos continuar a aceitar políticos apodrecidos, mas que fazem qualquer coisinha…

2 comentários:

Anónimo disse...

Tentativa de se aumentarem? Mas porventura o senhor lê os jornais e procura informar-se dos factos, fazendo juízos pela sua própria cabeça? Ou vai atrás das bocas dos outros, atrás do rebanho fácil?

Anónimo disse...

Eu tenho a solução para a nossa crise. Diminuir o IVA para 16% e diminuir o irc e o irs para metade. Os grandes empresários voltariam para o nosso pais porque assim haveria poder para se conseguir produzir e exportar, sendo esta a principal forma de se conseguir pagar o actual défice externo. Durante dois anos após esta diminuição de impostos, o estado ficaria com os grandes projectos despesistas congelados, e teria que diminuir os vencimentos dos deputados e outros xupistas, e retirar os subsidios de subsistencia aos ciganos e por ultimo, só dar subsidio de desemprego até ao valor de descontos efectuados pelos trabalhadores.